Administração Financeira para micro e pequenas empresas

Atualmente no país existem mais de 9 milhões de micro e pequenas empresas. Elas são de extrema importância para a economia brasileira, afinal, respondem por 26% do PIB e geram 52% de trabalhos com carteira assinada.

Na maioria dos casos, nas micro e pequenas empresas o gestor da empresa que é o proprietário. Ele acaba executando e conduzindo além do setor administrativo e financeiro todas as outras áreas, o que lhe gera distintos conhecimentos, para pode tomar as decisões necessárias.

Para o empreendedor ter sucesso na atividade, é necessário que aprenda sobre todas as áreas de administração do negócio, até que a empresa evolua e o empresário deixe de realizar todas as tarefas.  A administração é feita através do planejamento, organização, prevenção de riscos. Realizar a administração financeira do negócio pode ser efetuado por meio de conhecimentos de contabilidade e finanças.

O empreendedor precisa estar atento:

  • Controle do caixa: Em toda empresa é indispensável ter um caixa que suporte o pagamento de despesas e custos mensais, além de possuir uma previsão de valores para os próximos 6 meses.
  • Créditos e cobranças: Uma política de crédito onde a empresa exige muito na concessão de crédito, assumindo menos riscos as vendas tendem a ficar prejudicadas. Já as empresas que os parcelamentos são feitos em muitas vezes, o crédito aprovado não possui tantas restrições, vende-se mais, porém, o risco de inadimplência é grande.
  • Estoques: Para poder administrar da melhor maneira é preciso estabelecer estoques mínimos. Controlar o estoque é essencial, mesmo que seja em papel. Importante para o processo de compra, manter o controle de qualidade e valores estocados.
  • Promover: o negócio pode crescer através do operacional e financeiro. Quer dizer, a empresa pode produzir e vender a quantidade de mercadorias correta para poder pagar todos os custos e despensa, compreender seu ponto de equilibro para pode ter preços competitivos, manter a empresa lucrando.

Source

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *