Pessoas são o ativo mais importante de um negócio

Spread the love

A partir da observação de empresários brasileiros, é possível destacar verdades que ajudam a entender o que é ser empreendedor e quais os erros comuns cometidos por ele. Conheça algumas dessas verdades:

“Nenhum homem é uma ilha isolada”

A frase dita pelo poeta inglês John Donne serve de orientação para empresários, pois não há negócio bem-sucedido que seja alicerçado em um único personagem. Por mais que o líder empreendedor seja o principal garoto-propaganda da empresa, sozinho não se constrói o futuro do negócio.

Ao se isolar do mundo, o empreendedor se distancia do mercado, das pessoas que poderiam contribuir para o seu sucesso e deixa de gerar valor à sociedade. O trabalho em equipe é essencial e por isso pessoas são o ativo mais importante do negócio e não o dinheiro.

Todos precisam de modelos de referência

Os empreendedores se espelham em modelos de referência. Esses modelos não são necessariamente pessoas famosas ou empreendedores conhecidos. Podem ser empreendedores da sua cidade, região etc.

Pessoas próximas do empreendedor, como familiares, pais e avós, exercem grande influência na sua maneira de pensar e agir. Para eles, é cativante ouvir, ver, conversar sobre personagens que superaram grandes desafios e tornaram-se bem-sucedidos em suas áreas de atuação.

Isso os inspira e ajuda a moldar o seu próprio comportamento empreendedor, suas crenças e valores.

O ambiente muda o perfil do empreendedor

O perfil do empreendedor pode mudar e ser formatado e aperfeiçoado a partir de sua interação com o ambiente onde vive. Na escola, na faculdade, na empresa, no círculo social, no ambiente familiar.

As experiências vividas pelo indivíduo ajudam a moldar o seu perfil e se o ambiente onde esse empreendedor se insere for propício ao empreendedorismo suas chances de prosperar aumentam significativamente.

É preciso ter planejamento para obter resultados

Muitos empreendedores não desenvolvem um plano de negócios formal. Isso não significa que não planejem. O planejamento tradicional, através de um plano de negócios, tem seu papel e é fundamental em vários negócios.

Mas há ainda o planejamento “effectual” que se baseia em um sonho claro, com várias possibilidades ou rumos para seguir. O fato é que planejar de maneira tradicional ou não ajuda o empreendedor a obter resultados.

A atividade empreendedora é um caos controlado, principalmente no início do negócio, e os resultados têm mais chances de aparecer quando se planeja.

Esta coluna foi escrita com base no livro “Empreendedorismo para Visionários”

Source

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *